Cerâmica ou Porcelanato?
Entenda a diferença
Esta é a dúvida mais comum na hora de escolher um piso: cerâmica ou porcelanato?
Além de serem esteticamente agradáveis, a cerâmica e o porcelanato ficam excelentes em qualquer ambiente e trazem um acabamento especial para o seu ambiente.
Tipos de ambientes
Para escolher entre a cerâmica e o porcelanato, é preciso primeiro saber qual o tipo de ambiente.
Banheiros e cozinhas são as áreas úmidas que precisam de revestimentos resistentes a água.
Já as áreas internas (quartos, salas, corredores, etc.) geralmente têm maior número de pessoas trafegando e vão precisar de pisos mais resistentes e duráveis.
As áreas externas, além de precisarem de pisos resistentes também precisam de atenção especial quanto a chuva. Por isso, é importante procurar um piso antiderrapante e resistente a água.
Cerâmicas
As cerâmicas geralmente são mais econômicas e com maior variedade de tipos e cores, por serem mais comuns.
Para saber a resistência de uma cerâmica, pergunte no momento da compra o número PEI que ela possui.
O número PEI vai de 0 a 5, em uma escala que mostra a resistência e durabilidade da peça, bem como a indicação do melhor uso:
Porcelanatos
O porcelanato é incrivelmente resistente e durável, se comparado com a cerâmica. Por serem construídos com materiais nobres, os porcelanatos têm maior resistência à água, ao tráfego e à abrasão. Vale lembrar que os porcelanatos possuem um corte mais preciso e conseguem ter um acabamento mais fino em suas bordas.
Existem dois tipos de porcelanatos:
- O porcelanato esmaltado é classificado pela tabela PEI (o mesmo das cerâmicas) por possuir esmalte em sua superfície.
- O porcelanato técnico, por não possuir esmalte, é polido ou fosco, garantindo maior durabilidade à peça.
Observações
O melhor piso é aquele que atende as suas necessidades. Por isso, verifique a metragem (m²) que será necessária e faça um orçamento com todas as opções que você gostou.
Fique de olho no número PEI que as cerâmicas e os porcelanatos esmaltados possuem, para ter certeza que o piso atenderá o uso que será feito.
É importante ressaltar que a durabilidade da peça também está sujeita ao uso de argamassas e rejuntes de qualidade. Não esqueça de colocar esses produtos em seu orçamento!
Fonte Site: www.fazendaomateriais.com.br